quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Autoavaliação

Encerramento com direito a brinde de refrigerante.



Quando fui convidada para participar do Gestar, pensei, mais um curso, mas não! O Gestar não foi simplesmente mais um curso, foi o curso. Um curso que através da Professora Aya pude refletir sobre variadas práticas pedagógicas e que proporcionaram uma nova visão em relação ao processo de ensino-aprendizagem, e o que é melhor, estimular os alunos de uma forma muito interativa.
Como formadora, antes de iniciar o curso, fiquei apreensiva em relação aos cursistas, da aceitação deles, mas foi muito pelo contrário, gostaram dos TPs, e foi um curso de amigos, no grupo todos éramos ao mesmo tempo formadores e cursistas, havia muita reflexão, muita troca de experiências, de expor dúvidas, angústias e de buscar soluções para saná-las. O grupo era muito participativo e tinham o principal interesse, de melhorar nossas práticas pedagógicas, fazer algo de novo, mudar e objetivar sempre o melhor para os nossos alunos, incutir neles o interesse pela arte da escrita, pela leitura, pelo modo de ver a realidade que o circunda, levando-o a ser mais críticos, pensantes, e de buscarem soluções em grupo, de poderem sonhar, socializar idéias, opiniões, transformar, de expressarem-se artisticamente, de não terem vergonha de si, de aceitarem o outro, de serem felizes.
O Gestar conseguiu “mexer” com muitas escolas, conseguiu transformar, inovar e fiquei muito feliz com isso, pois pudemos crescer juntos, e o mais importante é que pude participar dessa caminhada. Os cursistas adoraram as variadas maneiras de se trabalhar produções textuais como nos textos A casa roubada de Eduardo, A pesca de Affonso Santana Romano, a forma de trabalhar a gramática (Substantivos e adjetivos) através de trava-línguas; textos orais a partir de imagens, etc. Também, busquei levar novidades a eles, Limeriques socializados no encontro do Gestar em Julho; Letrix; Poetrix;; Indrisos. Os cursistas amaram, pois os alunos não pararam de escrever, ficavam escrevendo esses tipos poéticos para mostrarem aos amigos, parentes, presentear alguém. Segundo os relatos dos cursistas, os alunos já nas quartas-feiras esperavam as novidades do Gestar. Isso me deixou muito realizada como formadora. Também fiquei contente com o relato de uma diretora que pode perceber as mudanças no professor cursista e os ótimos resultados na escola.
Também como formadora, aprendi muito, não sabia muita coisa de informática, quando soube que teria que ter um Blog, meu Deus! Mas quem quer de fato aprender e não tem medo de desafios não desiste, agora estou “craque”, sou “alfabetizada tecnologicamente”.
O Gestar além de ser uma casa de fazer amigos, proporcionou aprimorar-me como pessoa, profissional, e na verdade, em Joinville vamos continuar nos encontrando às terças- feiras para continuarmos como um grupo de estudo, e muitos que não participaram do curso e que puderam ver os resultados, querem participar também. Isto é muito importante para mim, fico feliz, pelos professores que acreditaram no Gestar e querem de fato continuar nessa caminhada que é a educação.

Um comentário:

  1. Oi Marcia...
    Concordo plenamente com suas palavras.
    um grande abraço e até breve.

    ResponderExcluir