quinta-feira, 9 de julho de 2009

Relatando momentos - Gestar é compartilhar

Joinville, 16 de Junho de 2009.

1ª oficina introdutória do GESTAR II em Santa Catarina.

Formadora: Márcia Gandolfi Cristofolini.

1º momento: Houve a apresentação das formadoras ao grupo e pode-se expor sobre a importância de todo o processo do GESTAR, seu objetivo de proporcionar um espaço de reflexão, compartilhando, trocando experiências e buscando resolver problemas relacionados a como melhorar o processo de ensino- aprendizagem.

2º momento: Os cursistas se apresentaram de forma objetiva: Nome e escola que trabalham.

3º momento: Apresentação subjetiva, as metades do meu eu. Após a leitura do poema, os cursistas também puderam ouvir a música “traduzir-se” de Ferreira Gullar nas vozes de Adriana Calcanhoto e Fagner. Houve breve comentário em relação às formas de se transmitir a arte, de interpretá-la e de senti-la. Os cursistas então, deveriam criar a apresentação do “meu eu”, traduzindo-se através de imagens. Após as belas criações, eles puderam expor as suas “metades”.

4º momento: Diário de leitura – Os cursistas têm a liberdade de registrarem pensamentos, experiências, poemas preferidos ou músicas, contos, crônicas, enfim, são livres para expressarem o que lhes vêm à alma, e assim a cada encontro compartilharem com o grupo o que registrarem e escolherem em seguida, alguém para levar o diário para casa.

5º momento: Trabalhando os gêneros textuais – houve um debate sobre os tipos de gêneros e suas finalidades, sendo esses ligados à sua natureza interativa, sua função e seu uso. Após a discussão, houve a atividade do TP3 - unidade 9, uma prosa descritiva onde o personagem (Marcos) mostra sua elegante casa ao colega Eduardo. A partir do texto, os cursistas escreveram variados gêneros com base nas informações do texto, como: classificado para jornal, classificado poético, comprar a casa, vender a casa, tombar a casa e plano de roubo. Os cursistas se divertiram muito, principalmente na socialização do trabalho, gostaram da idéia de trabalhar diferentes gêneros a partir de um texto, pretendendo então, trabalharem a idéia também em sala.

6º momento: “A dança em ação” Leitura dramatizada do “Tango” de Dirceu Câmara Leal e do “Rock”. Houve um debate sobre as descrições, as estruturas dos dois textos, formas, cores e gêneros, muitos colocaram que os textos eram líricos e outros, que eram narrativos. Após a discussão, os cursitas criaram seus próprios “ritmos” , ficando a socialização para o próximo encontro.

7º momento: Indo à sala de aula – Lição de casa – Os professores manusearam o TP3 a fim de escolher a lição de casa que mais lhe é aplausível para trabalhar com os alunos. Atividades de orientação do TP3: Páginas 25; 31; 41; 64; 74 e 84. para encerrar, os professores ganharam de lembrança um belo marcador de página, feito artisticamente, sendo cada um, uma verdadeira exclusividade, foi um sucesso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário