terça-feira, 6 de outubro de 2009

GESTAR –JOINVILLE -SC



Planejamento das oficinas


Dia : 06 de outubro

1° momento: Na parte da manhã tivemos uma palestra com a professora Rosana da Univille, abordando vários assuntos relacionados às práticas de leitura e escrita.

2° momento: Leitura de trecho de Pequeno Príncipe de Saint-Exupéry. Cativar.

3° momento: Diário de leitura.

A professora Maria Margarida fez uma dinâmica bem interessante e leu um texto de Eric Nepomuceno, sendo a mensagem da obra relacionada à dinâmica.

4° momento: Poetrix

Os cursistas aprenderam sobre a origem, a estrutura e puderam ler e criar poetrix.

Poetrix

Foi criado pelo escritor Goulart Gomes que nasceu em Salvador, Bahia, em 1/5/1965. Obteve mais de 60 prêmios literários em concursos de poesia, prosa e festivais de música, destacando-se duas Menções pela Academia Carioca de Letras e União Brasileira de Escritores.
. O poetrix trata-se de um poema contemporâneo, em terceto, de temática livre, com título, ritmo e um máximo de trinta sílabas, que possui figuras de linguagem, de pensamento, tropos ou teor satírico, assim como a criação de neologismos.
. O POETRIX é necessariamente uma arte minimalista, ou seja, ele procura transmitir a mais completa mensagem com o menor número de palavras.
. O POETRIX considera Passado, Presente e Futuro como uma só dimensão: TEMPO, podendo ser utilizado indistintamente.
. No POETRIX o observador (autor), as personagens e o fato observado podem interagir, criando condições suprarreais ou ilógicas.





marca de batom

no borrão da tua boca,
impressão expressa e impressa
do meu beijo.
Sílvia Mota

mutação

meu beijo
no céu da tua boca
vira estrela.
Sílvia Mota
E os cursistas criaram maravilhosos poetrix, a criatividade e a alegria ao elaborar esta arte poética estavam de mão dadas e livres circulando no Gestar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário