terça-feira, 6 de outubro de 2009


5° momento: Leitura de mensagem:


As colheres de cabo comprido





Conta uma lenda que Deus convidou um homem para conhecer o céu e o inferno.


Foram primeiro ao inferno.


Ao abrirem uma porta, o homem viu uma sala em cujo centro havia um caldeirão de substanciosa sopa e à sua Volta estavam sentadas pessoas famintas e desesperadas.

Cada uma delas segurava uma colher, porém de cabo muito comprido, que lhes possibilitava alcançar o caldeirão, mas não permitia que colocassem a sopa na própria boca. O sofrimento era Grande.


Em seguida, Deus levou o homem para conhecer o céu.


Entraram em uma sala idêntica à primeira: havia o mesmo caldeirão, as pessoas em Volta e as colheres de cabo comprido. A diferença é que todos estavam saciados. Não havia fome, nem sofrimento.


'Eu não compreendo', disse o homem a Deus, 'por que aqui as pessoas estão felizes enquanto na outra sala morrem de aflição, se é tudo igual?'


Deus sorriu e respondeu:


'Você não percebeu? É Porque aqui eles aprenderam a Dar comida uns aos outros.'




6° momento: Amigo secreto de gêneros.

Cada cursista escreveu seu nome e endereço em uma folha na parte da manhã, sem saber o que ainda estava por vir, à tarde, foi feito o amigo secreto, cada cursista recebeu o nome e o endereço de seu amigo para mandar pelo correio algum gênero textual, poema, conto, crônica, etc. A revelação do amigo, é lógico, será via correio e haverá socialização dos gêneros recebidos no próximo encontro.

7° momento: Indriso

Os cursistas puderam saber como é a estrutura de indriso, sua origem e criar indrisos muito belos.

INDRISO
O INDRISO é um poema composto de dois tercetos e duas estrofes de verso único (3-3-1-1), que permite um uso livre da rima e do número de sílabas nos seus versos.

Beijo Roubado

Passaste em mim e eu senti-o
no beijo que me roubaste
e algo em mim se partiu

ao sabor que tu deixaste
no calor que me abriu
os lábios que tu beijaste

raiva que se diluiu


a paixão que me despertaste:

Sterea

Socializando a arte literária, nossos cursistas são demais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário