domingo, 18 de julho de 2010


OS LIVROS DA VIDA

Texto de Márcia Gandolfi Cristofolini

Cenário: quarto do adolescente.

Adolescente entra falando no celular.

Adolescente: Não posso ir ao shoping hoje, tenho que fazer uma pesquisa escolar... de que? De ciências... (pausa) Para né! Eu ficar pesquisando em livros! Colo da internet é mais fácil e sobra tempo para jogar vídeo- game ou entrar no pate-papo! (pausa) Eu hein! Se vou ficar lendo. Tchau cara!!! Até!!!!! ( pausa) Agora vou ligar meu micro........ não acredito! Acabou a luz!!!!

Vou ligar para meus pais.

Pega o celular e liga para sua mãe.

Adolescente: Mãe, tá ainda na academia? Acabou a luz e..... mas mãe..... que hora você vem..... mãe, mãe........

Liga para o pai.

Adolescente: Pai eu... não! Não quero dinheiro! Pai eu ... pai me escuta..... mas de noite? ....

Chateado, cruza os braços sobre a mesa recosta a cabeça e pega no sono.

(passa um tempo)

Adolescente: Ainda não voltou a luz? Assusta-se. Quem é você?

Entra a Bíblia com uma vela acesa na mão.

Adolescente: Quem é você?

Bíblia: Sou seu guia, o caminho, a verdade e a vida. Sou quem alimenta teu espírito.

Adolescente: Pizza me alimenta, hambúrguer, batata frita!

Bíblia: Abra-me! Abra-me! E deixe que a luz de meus conhecimentos te ilumine.

Adolescente: Não gosto de ler e para que preciso te conhecer?

Bíblia: Ninguém me apresentou a você?

Adolescente: Não e com licença. Assopra a vela e a Bíblia de cabeça baixa sai em silêncio.

Entra o livro de narrativas. Rindo muito e feliz.

Narrativas: Venha menino, venha entrar nesse mundo da imaginação, da aventura, venha sonhar...

Adolescente: Só pode ser um pesadelo! Saia já! Eu não gosto de ler!!!!

O adolescente apaga a vela e o Livro sai triste e de cabeça baixa.

Entra o livro de conhecimentos. Com a vela na mão. Sério e formal.

Conhecimento: Venha matar a sua curiosidade, saber como se formam os trovões, ou o que é um átomo, venha adquirir conhecimento....

Adolescente: Não obrigado. Logo a luz irá voltar e terei em questões de segundos... meu trabalho prontinho, pra que estudar esse monte de “besteirol”, onde vou usar isso! Assopra a luz da vela e o livro sai magoado mas com ares de orgulho e de cabeça erguida.

Entra um livro diferente. Seguido por mais três que ficam sempre atrás.

Adolescente: Pode voltar! Não quero saber de mais nada, para que ler, pesquisar, perder tempo, o mundo tem coisas mais atrativas. (Tenta apagar a vela.) Por que não se apaga?

Livro da vida dele: A luz se apagará quando chegar a hora!

Adolescente: Quem é você?

Livro da vida: Sou livro da sua vida. Olha as páginas! Azul, verde, amarela e vermelha?

Adolescente: Que ridículo!!!! Deixe-me ver... e por que estas páginas estão em branco?

Livro da vida: Ainda não foram preenchidas. Olhe essa moça.... é ela quem acrescenta páginas coloridas à nossas vidas conforme a pessoa vive.

Adolescente: E esse menino?

Livro da vida: Ele é o seu passado.

Livro Infantil. Muito triste e de vela apagada na mão.

Somente olha sem expressar sua voz.

Adolescente: Quem é você? Eu conheço este livro, minha mãe me contou quando eu era pequeno, foi tão bom, ela na beirada da cama lendo, depois da leitura comentávamos sobre os personagens..... ela me dava um beijo de boa noite e..... Ela não gostava que eu pedisse para repetir a história, ficava irritada e... depois nunca mais me leu nada... mas ela era muito ocupada.

Adolescente: Mas quem é ela?

Livro da vida: Ela é a esperança?

Adolescente: Esperança de que? Se não gosto de ler!!!!

Livro da vida: Mas você lê o mundo, as pessoas, as imagens, o mundo é um livro aberto....

Adolescente: Vão embora, não quero mais ver vocês. Parem! Parem de me amolar!!! O adolescente volta para a sua posição de dormir ......... (tempo) Meus Deus que sonho!!! ABRE UM LIVRO E ATRAVÉS DE SUA EXPRESSÃO PERCEBE-SE O SEU INTERESSE!

Entra sua mãe.

Mãe: Deve estar bem interessante!

Adolescente: Mãe! Olha o livro que você lia para mim quando eu era uma criança.

Mãe: Expressão de tristeza. Desculpe filho, acho que não lhe dou muita atenção ultimamente! Venha ! vamos ler juntos e lhe darei uma coleção de contos de aventura que você vai adorar, prometo que vou ler para você e......................

Termina com os dois saindo e a mãe falando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário