sábado, 4 de julho de 2009

Segundo encontro do GESTAR – Balneário Camboriú

Tutora: Aya Ribeiro





Mais um encontro, com ótimas idéias, novas práticas e muito diálogo e reflexão. A professora Aya mais uma vez nos surpreendeu. Assim como, as socializações dos professores que só fizeram aumentar ainda mais a bagagem do conhecimento e melhorar as práticas educativas em sala de aula.

Atividade a partir de um provérbio:

Quando as armas estão prontas, o bom senso vai embora.

Lei do cão

Muitos quando possuem o poder nas mãos, sentem em suas veias a onipotência que sua posição lhe pode propor, seja um político, um soberano, um coronel, um juiz ou até mesmo um professor. O poder tira-lhes a visão do bom senso, enxergando somente o que deseja ver, o que lhe é conveniente.
A melhor arma para muitos, são as palavras. Elas têm o poder, o poder de ditar normas, de ferir, de incluir ou excluir, de promover a justiça ou a injustiça ou mesmo de escolher o direito à vida.
O poder nas mão de muitos torna-se uma arma perigosa, muitas vezes perdendo o bom senso e esquecendo-se de sua condição de ser humano e conseqüentemente, do que é melhor para o bem comum.
Assim, os seres humanos muitas vezes perdem a oportunidade de viver em bem comum, em igualdade, em harmonia, devido ao desequilíbrio social promovido por muitos que quando as armas estão prontas, o bom senso vai embora.

Márcia Cristo

QUE COISA

Alguns analfabetos escrevem
a lei do cão com revólver,
outros, doutorados, escrevem
a lei do cão com caneta.
O efeito é o mesmo.
Ulisses Tavares

Nenhum comentário:

Postar um comentário