Joinville, 16 de Junho de 2009.
1ª oficina introdutória do GESTAR II em Santa Catarina.
Formadora: Márcia Gandolfi Cristofolini.
1º momento: Houve a apresentação das formadoras ao grupo e pode-se expor sobre a importância de todo o processo do GESTAR, seu objetivo de proporcionar um espaço de reflexão, compartilhando, trocando experiências e buscando resolver problemas relacionados a como melhorar o processo de ensino- aprendizagem.
2º momento: Os cursistas se apresentaram de forma objetiva: Nome e escola que trabalham.
3º momento: Apresentação subjetiva, as metades do meu eu. Após a leitura do poema, os cursistas também puderam ouvir a música “traduzir-se” de Ferreira Gullar nas vozes de Adriana Calcanhoto e Fagner. Houve breve comentário em relação às formas de se transmitir a arte, de interpretá-la e de senti-la. Os cursistas então, deveriam criar a apresentação do “meu eu”, traduzindo-se através de imagens. Após as belas criações, eles puderam expor as suas “metades”.
4º momento: Diário de leitura – Os cursistas têm a liberdade de registrarem pensamentos, experiências, poemas preferidos ou músicas, contos, crônicas, enfim, são livres para expressarem o que lhes vêm à alma, e assim a cada encontro compartilharem com o grupo o que registrarem e escolherem em seguida, alguém para levar o diário para casa.
5º momento: Trabalhando os gêneros textuais – houve um debate sobre os tipos de gêneros e suas finalidades, sendo esses ligados à sua natureza interativa, sua função e seu uso. Após a discussão, houve a atividade do TP3 - unidade 9, uma prosa descritiva onde o personagem (Marcos) mostra sua elegante casa ao colega Eduardo. A partir do texto, os cursistas escreveram variados gêneros com base nas informações do texto, como: classificado para jornal, classificado poético, comprar a casa, vender a casa, tombar a casa e plano de roubo. Os cursistas se divertiram muito, principalmente na socialização do trabalho, gostaram da idéia de trabalhar diferentes gêneros a partir de um texto, pretendendo então, trabalharem a idéia também em sala.
6º momento: “A dança em ação” Leitura dramatizada do “Tango” de Dirceu Câmara Leal e do “Rock”. Houve um debate sobre as descrições, as estruturas dos dois textos, formas, cores e gêneros, muitos colocaram que os textos eram líricos e outros, que eram narrativos. Após a discussão, os cursitas criaram seus próprios “ritmos” , ficando a socialização para o próximo encontro.
7º momento: Indo à sala de aula – Lição de casa – Os professores manusearam o TP3 a fim de escolher a lição de casa que mais lhe é aplausível para trabalhar com os alunos. Atividades de orientação do TP3: Páginas 25; 31; 41; 64; 74 e 84. para encerrar, os professores ganharam de lembrança um belo marcador de página, feito artisticamente, sendo cada um, uma verdadeira exclusividade, foi um sucesso.
1ª oficina introdutória do GESTAR II em Santa Catarina.
Formadora: Márcia Gandolfi Cristofolini.
1º momento: Houve a apresentação das formadoras ao grupo e pode-se expor sobre a importância de todo o processo do GESTAR, seu objetivo de proporcionar um espaço de reflexão, compartilhando, trocando experiências e buscando resolver problemas relacionados a como melhorar o processo de ensino- aprendizagem.
2º momento: Os cursistas se apresentaram de forma objetiva: Nome e escola que trabalham.
3º momento: Apresentação subjetiva, as metades do meu eu. Após a leitura do poema, os cursistas também puderam ouvir a música “traduzir-se” de Ferreira Gullar nas vozes de Adriana Calcanhoto e Fagner. Houve breve comentário em relação às formas de se transmitir a arte, de interpretá-la e de senti-la. Os cursistas então, deveriam criar a apresentação do “meu eu”, traduzindo-se através de imagens. Após as belas criações, eles puderam expor as suas “metades”.
4º momento: Diário de leitura – Os cursistas têm a liberdade de registrarem pensamentos, experiências, poemas preferidos ou músicas, contos, crônicas, enfim, são livres para expressarem o que lhes vêm à alma, e assim a cada encontro compartilharem com o grupo o que registrarem e escolherem em seguida, alguém para levar o diário para casa.
5º momento: Trabalhando os gêneros textuais – houve um debate sobre os tipos de gêneros e suas finalidades, sendo esses ligados à sua natureza interativa, sua função e seu uso. Após a discussão, houve a atividade do TP3 - unidade 9, uma prosa descritiva onde o personagem (Marcos) mostra sua elegante casa ao colega Eduardo. A partir do texto, os cursistas escreveram variados gêneros com base nas informações do texto, como: classificado para jornal, classificado poético, comprar a casa, vender a casa, tombar a casa e plano de roubo. Os cursistas se divertiram muito, principalmente na socialização do trabalho, gostaram da idéia de trabalhar diferentes gêneros a partir de um texto, pretendendo então, trabalharem a idéia também em sala.
6º momento: “A dança em ação” Leitura dramatizada do “Tango” de Dirceu Câmara Leal e do “Rock”. Houve um debate sobre as descrições, as estruturas dos dois textos, formas, cores e gêneros, muitos colocaram que os textos eram líricos e outros, que eram narrativos. Após a discussão, os cursitas criaram seus próprios “ritmos” , ficando a socialização para o próximo encontro.
7º momento: Indo à sala de aula – Lição de casa – Os professores manusearam o TP3 a fim de escolher a lição de casa que mais lhe é aplausível para trabalhar com os alunos. Atividades de orientação do TP3: Páginas 25; 31; 41; 64; 74 e 84. para encerrar, os professores ganharam de lembrança um belo marcador de página, feito artisticamente, sendo cada um, uma verdadeira exclusividade, foi um sucesso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário