Joinville, 23 de Junho de 2009.
2ª oficina; GESTAR II em Santa Catarina.
Formadora: Márcia Gandolfi Cristofolini.
1º momento: Houve a socialização do diário de leitura, a aluna Michelle nos presenteou com uma bela mensagem e posteriormente escolheu outra pessoa para que pudesse também deixar “uma marca no diário”.
2º momento: Houve a socialização das lições de casa.
Alguns dos momentos especiais do “Compartilhando experiências.
O professor Álvaro, a partir do texto “A Cigarra e a formiga”, explorou variados gêneros, com os alunos da 8ª série, em relação ao trabalho. Os alunos aprenderam a preencher um currículo; elaborar uma carta de referência; classificado (emprego); receita de um bom trabalho. “Os alunos gostaram muito de desenvolver as atividades” disse ele.
Em uma outra maneira de explorar um mesmo texto, a professora Sônia e seus alunos da 6ª série leram, “A cigarra e a formiga, versão de Lafontaine, após a leitura, houve a necessidade de os alunos entenderem o significado de certas palavras, devido à linguagem formal que há no texto, também tiveram um momento de reflexão. A professora também evidenciou a outra versão em que a cigarra se dá bem com a formiga. Como a região de sua escola é uma região operária devido às muitas empresas, ela perguntou aos seus alunos o significado de lazer, e sobre os momentos de lazer com a família. Para eles o lazer era o momento de ir com a família à igreja, momentos em que todos estavam juntos ou na hora do jogo de futebol, no mais, muitos pais trabalham nos finais de semana nas empresas ou em mutirões de construção. A professora percebeu o quanto para eles era importante o trabalho. Depois, cada um escreveu a moral da história em que para os alunos, prevalece o trabalho. Aqui estão alguns exemplos: “Quem nunca trabalha não tem nada”. “Em vez de cantar, ir trabalhar para não atrapalhar os outros”. “Quem não trabalha não tem como comprar comida”.
A professora Eloíza pediu que os alunos trouxessem biografias de seus escritores preferidos, depois de fazerem a leitura, eles puderam criar, em terceira pessoa, a própria biografia deles. Muitos colocaram que não tinham nada de especial, mas aos poucos foram se manifestando.
3º momento: Praticando os gêneros textuais
Após a socialização, Foi lido o texto “A Pesca” de Affonso Romano de Sant’Anna. Os cursistas a partir do texto escreveram textos narrativos, injuntivos, preditivos e dissertativos. Houve até hibridismos de gêneros, deixando os textos atraentes e muito interessantes. Os cursistas são nota 10!
4º momento: Filme: O carteiro e o poeta
Após a sessão cinematográfica, muitos cursistas já haviam assistido ao filme e trabalhado o gênero dramático com seus alunos, outros acharam interessante explorar o filme, mas não todo ele, para explicações sobre as figuras de linguagem ou mesmo, para que os alunos percebam a importância da leitura, de como olhar o mundo de uma outra forma, de abrir a mente, ler as entrelinhas da vida.
5º momento: Lição de casa
Os cursistas ficaram livres para escolher a lição de casa que mais lhes interessassem.
O dia foi muito produtivo, a colheita do saber foi partilhada entre todos.
2ª oficina; GESTAR II em Santa Catarina.
Formadora: Márcia Gandolfi Cristofolini.
1º momento: Houve a socialização do diário de leitura, a aluna Michelle nos presenteou com uma bela mensagem e posteriormente escolheu outra pessoa para que pudesse também deixar “uma marca no diário”.
2º momento: Houve a socialização das lições de casa.
Alguns dos momentos especiais do “Compartilhando experiências.
O professor Álvaro, a partir do texto “A Cigarra e a formiga”, explorou variados gêneros, com os alunos da 8ª série, em relação ao trabalho. Os alunos aprenderam a preencher um currículo; elaborar uma carta de referência; classificado (emprego); receita de um bom trabalho. “Os alunos gostaram muito de desenvolver as atividades” disse ele.
Em uma outra maneira de explorar um mesmo texto, a professora Sônia e seus alunos da 6ª série leram, “A cigarra e a formiga, versão de Lafontaine, após a leitura, houve a necessidade de os alunos entenderem o significado de certas palavras, devido à linguagem formal que há no texto, também tiveram um momento de reflexão. A professora também evidenciou a outra versão em que a cigarra se dá bem com a formiga. Como a região de sua escola é uma região operária devido às muitas empresas, ela perguntou aos seus alunos o significado de lazer, e sobre os momentos de lazer com a família. Para eles o lazer era o momento de ir com a família à igreja, momentos em que todos estavam juntos ou na hora do jogo de futebol, no mais, muitos pais trabalham nos finais de semana nas empresas ou em mutirões de construção. A professora percebeu o quanto para eles era importante o trabalho. Depois, cada um escreveu a moral da história em que para os alunos, prevalece o trabalho. Aqui estão alguns exemplos: “Quem nunca trabalha não tem nada”. “Em vez de cantar, ir trabalhar para não atrapalhar os outros”. “Quem não trabalha não tem como comprar comida”.
A professora Eloíza pediu que os alunos trouxessem biografias de seus escritores preferidos, depois de fazerem a leitura, eles puderam criar, em terceira pessoa, a própria biografia deles. Muitos colocaram que não tinham nada de especial, mas aos poucos foram se manifestando.
3º momento: Praticando os gêneros textuais
Após a socialização, Foi lido o texto “A Pesca” de Affonso Romano de Sant’Anna. Os cursistas a partir do texto escreveram textos narrativos, injuntivos, preditivos e dissertativos. Houve até hibridismos de gêneros, deixando os textos atraentes e muito interessantes. Os cursistas são nota 10!
4º momento: Filme: O carteiro e o poeta
Após a sessão cinematográfica, muitos cursistas já haviam assistido ao filme e trabalhado o gênero dramático com seus alunos, outros acharam interessante explorar o filme, mas não todo ele, para explicações sobre as figuras de linguagem ou mesmo, para que os alunos percebam a importância da leitura, de como olhar o mundo de uma outra forma, de abrir a mente, ler as entrelinhas da vida.
5º momento: Lição de casa
Os cursistas ficaram livres para escolher a lição de casa que mais lhes interessassem.
O dia foi muito produtivo, a colheita do saber foi partilhada entre todos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário